Visitas

contador gratuito de visitas

Contador Online


contador visitas en blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Segundo terremoto em 9 dias deixa 15 mortos na Itália






  Terremoto atingiu região norte da Itália pela segunda vez em menos de 15 dias (BBC)

 29. Maio 2012 - 11:49 Enviar este artigo Imprimir 
Pessoas caminham diante de prédio que caiu após terremoto em Cavezzo, perto de Modena (reuters_tickers)
Por Stephen Jewkes

CAVEZZO, Itália, 29 Mai (Reuters) - Um forte terremoto no norte da Itália nesta terça-feira deixou ao menos 15 mortos e espalhou pânico entre moradores da região que ainda vivem em barracas após um outro tremor que destruiu suas casas há pouco mais de uma semana.

Autoridades afirmaram que várias pessoas estão presas sob os escombros de casas e depósitos na região de Emilia-Romagna, onde diversas construções e lojas haviam sido reabertas após o terremoto de 20 de maio.

Agentes da defesa civil confirmaram que 15 pessoas morreram. No terremoto anterior, que assim como este teve epicentro próximo da cidade de Modena, sete pessoas morreram.

A televisão italiana mostrou prédios tremendo e desabando, ambulâncias correndo pelas cidades e equipes de resgate tentando remover os escombros e resgatar pessoas soterradas.

"A situação é muito séria, algumas pessoas estão presas sob os escombros", disse Alberto Silvestri, prefeito de San Felice Sul Panato, à emissora de TV SkyTG24.

O tremor de magnitude 5,8 aconteceu perto de Modena e foi sentido na maior parte do norte e centro da Itália. No dia 20 de maio, um terremoto de magnitude 6,0 destruiu centenas de construções, incluindo igrejas históricas e um castelo.

Desde então, centenas de pessoas foram obrigadas a dormir em barracas montadas nas ruas.

Os serviços de trem em Bologna, perto de Modena, foram interrompidos, segundo a imprensa local, e escolas e outros prédios públicos foram esvaziados até mesmo em Florença, ao sul.

"Sentimos um tremor muito forte", disse Raffaella Besola, moradora de Bologna.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos disse que o epicentro do tremor desta terça, que aconteceu a 9,6 quilômetros de profundidade, foi a menos de 30 quilômetros de Modena, perto do terremoto anterior.

Mensagens publicados por usuários do Twitter e de outras mídias sociais indicaram que o tremor foi sentido em vários pontos do norte da Itália.

(Reportagem de Lisa Jucca, com reportagem adicional de Antonella Cinelli e Steve Scherer, em Roma, e Svetlana Kovalyova e Antonella Ciancio, em Milão)


Reuters

Segundo terremoto em um mês mata ao menos 15 na Itália
29 de maio de 2012 12h44


Um terremoto de magnitude 5,8 atingiu o norte da Itália nesta terça-feira deixando ao menos 15 mortos e outras vítimas presas nos escombros. O tremor, cujo epicentro foi registrado a 40 quilômetros da cidade de Bolonha, foi registrado apenas dez dias depois de um primeiro terremoto de magnitude 6, que deixou ao menos sete mortos.
Relatos indicam que o tremor desta terça chegou a ser sentido em Veneza e até na fronteira entre a Itália e a Áustria.
Cerca de 7 mil pessoas já estavam morando em barracas na região, por causa do primeiro terremoto.
O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, prometeu que o governo fará o que puder para ajudar as vítimas.
"Gostaria de assegurar a todos que o Estado italiano fará tudo que deve fazer e tem condições de fazer no menor tempo possível para garantir um retorno à vida normal nesta região, que é tão especial, tão importante e tão produtiva para a Itália", disse.
Um amistoso entre as seleções da Itália e Luxemburgo próximo ao início da Eurocopa, marcado para esta terça-feira na cidade de Parma, foi cancelado.
O tremor de 20 de maio destruiu muitos prédios históricos, e foi o pior registrado no país desde o terremoto de L''Aquila, em 2009, que deixou cerca de 300 mortos.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger